Inovação Produtiva Covid-19 - APACARE by Apametal

Inovação Produtiva Covid-19 - APACARE by Apametal

Com o presente projeto, a APAMETAL vem diversificar a sua área de negócio e entrar na área da saúde com apresentação de novos produtos de proteção individual no mercado. 

O projeto permite a criação de capacidade industrial para a produção de novos produtos - equipamentos de proteção - para a área da saúde, tais como Viseiras e Óculos de Proteção imprescindível para garantir a saúde e a segurança dos cidadãos, profissionais de saúde, elementos de segurança e socorro.

 

A capacidade produtiva da empresa anteriormente era de 3.000 unidades/semana para os óculos e de 10.000 unidades/semana para as viseiras. Com o presente projeto vai aumentar para o caso dos óculos em 3 vezes e para as viseiras em 10 vezes, devido à automatização de processos e aumento de capacidade.  Sendo de prever uma redução de cerca de 40% do custo quando comparado com a situação atual.

Esta nova área de negócios com a capacidade produtiva referida representará cerca de 30% do volume de negócios da empresa.

A APAMETAL foi a primeira empresa a obter a autorização de produção por parte da ASAE, permitindo-lhe ganhar uma vantagem competitiva perante outras empresas, diversificar a sua área de negócio, aumentar o volume de negócios, e aumentar as exportações por via da certificação CE dos produtos. Não menos importante, é o facto de a existência de empresas nacionais a produzir este tipo de equipamentos, permitir ao Sistema Nacional de Saúde o acesso a uma oferta diversificada de produtos, reduzindo o rácio das importações e consequentemente reduzir a dependência que Portugal tem em relação a outros países, no que a este tipo de equipamentos diz respeito.